Cada um precisa encontrar a estratégia que funciona para si, pois o que ajuda alguém a melhorar sua concentração pode não funcionar para outra pessoa.
O ambiente, por exemplo, pode exercer uma grande influência, favorecendo uma atitude concentrada. Alguns trabalham melhor com silêncio, enquanto outros preferem música suave. Mas quem está verdadeiramente concentrado naquilo que faz consegue se abstrair do que acontece à sua volta e coloca toda a sua atenção no que está fazendo.
Para melhorar a concentração no trabalho é preciso deixar fora da consciência tudo o que não estiver relacionado com o assunto para onde o foco precisa estar voltado.
Como definimos a concentração?
Concentração implica na capacidade de focar em algo. Significa um alinhamento de todas as energias do indivíduo numa única direção. Isso é concentração - direcionar toda a atenção para um alvo e se compenetrar no ato de atingi-lo. Quando pensamento, emoção e a ação estão alinhados e voltados para o mesmo objetivo, o resultado é uma sinergia que permite a maximização dos recursos utilizados na realização de um projeto.
Como a concentração melhora a produtividade?
A concentração está diretamente ligada à produtividade, já que a pessoa capaz de voltar toda a sua atenção para uma determinada tarefa torna-se capaz de utilizar seus recursos físicos, emocionais e mentais na mesma direção, promovendo resultados positivos. O contrário mostra que aquele que não se concentra efetivamente, pessoas que tendem à dispersão e que não são capazes de fixar um objetivo e trabalhar até alcançá-lo, apresentam resultados aquém daqueles apresentados por quem tem poder de se concentrar. A verdade é que tudo aquilo em que nos concentramos tende a aumentar e a crescer em nossas vidas. Se alguém está envolvido num trabalho e se concentra no que faz colocando toda a sua atenção ali, a pessoa entra num estado de fluir, em que as idéias ocorrem, surgem as soluções e ela nem sente o tempo passar, tal a sua integração com aquilo que está fazendo. Isso é concentração.
Como melhorar a concentração: exercícios que podem ser feitos em casa e no trabalho.
Concentre-se em cada passo: Faça uma coisa de cada vez. Estabeleça um objetivo, divida-o em etapas e faça o que precisa ser feito. Concentre-se em cada passo, sem se preocupar com o que já foi ou com o que virá.
Como lidar com pensamentos indesejáveis que atrapalham a concentração: Todos nós estamos sujeitos a pensamentos inesperados que surgem do inconsciente, do ambiente externo, provocados por outras fontes que não têm relação com o que estamos fazendo. Se não é possível ter controle sobre os pensamentos que nos ocorrem, é possível desenvolver a habilidade de de não permitir que eles permaneçam na mente. Não se trata de combatê-lo, de lutar ou de se rebelar contra o pensamento que surge. Quanto mais se resiste a algo, mais o fortalecemos. Portanto, diante de pensamentos não desejados, é importante aceitar o fato de que eles podem ocorrer a qualquer momento e que não há nada errado com isso. A partir dessa aceitação, sem uma atitude de resistência, torna-se possível substituí-lo por outro ligado aquilo a que você está querendo se manter concentrado.
Perguntas que concentram:
Uma das ferramentas que funcionam a favor da concentração são as perguntas. Quando você se faz perguntas que o levam a buscar respostas relacionadas ao assunto em que está trabalhando, você volta a direcionar a sua mente para o alvo desejado. Assim, se um problema familiar surgir na sua cabeça quando você está trabalhando na apresentação que fará no dia seguinte para o conselho da empresa, deixe que o pensamento chegue e permita que se vá. Em vez de se ocupar com ele, faça a si mesmo uma pergunta que leve seu cérebro a se concentrar no que está fazendo. Pergunte-se, por exemplo: como posso escrever com mais clareza e objetividade a idéia x?
Respire:
Feche os olhos e preste atenção na sua respiração durante um minuto por dia. Sinta o ar entrando pelo seu nariz, enchendo seus pulmões. Expire.Ao fazer isso você se concentra no momento presente. E estar presente no momento é a única forma de estar concentrado. A concentração acontece aqui e no agora. Só desta forma pode resultar em ações produtivas.
Defina prioridades:
Saber quais são as atividades que contém mais valor e diferencia-las daquelas que têm menos valor ajuda a direcionar a concentração. Não basta fazer o trabalho, é preciso fazer o trabalho certo, no momento certo, da forma certa.
Faça diferente:
Usar a criatividade no dia a dia estimula a concentração. A criatividade está associada ao prazer e ajuda o indivíduo a se expressar através daquilo que faz. Assim, se tiver que fazer um relatório, experimente usar cores e letras diferentes, use novos formatos de papéis, programas de computador, mude o ambiente onde faz a atividade, coloque algo que o inspire, assim por diante. A concentração está ligada à motivação. Quanto mais recursos se utilizar para aumentar a motivação, mais fácil será se concentrar na tarefa a ser feita.
Antecipe o resultado positivo:
Uma boa forma de aumentar a concentração é pensar em tudo de positivo que obterá depois que concluir o trabalho que precisa ser feito fazendo-o da melhor maneira que puder. Ao projetar mentalmente os benefícios que obterá, sejam em termos de aumento da auto-estima, maiores chances de ser promovido, mais tempo para desfrutar com a família, etc, sentirá uma natural tendência a focar o alvo proposto. E se concentrará com muito mais facilidade.
Simplesmente faça:
Escolha um alvo e concentre-se em atingi-lo. Faça isso e esqueça o resto até atingir o resultado desejado.
por Jael Coaracy, www.vaidarcerto.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário