terça-feira, 2 de junho de 2009

Seja inteligente: Perdoe


O perdão é uma decisão, uma atitude de pessoas que têm amadurecimento emocional e espiritual. Quando você perdoa, atualiza-se, sai do passado e acerta o passo com o momento presente e esta é a base para ser feliz.

Quando não perdoa muitas vezes você precisa romper relações ou permanecer nelas de uma forma neurótica e sem qualidade.O ressentimento, a mágoa, a raiva, a vingança e o ódio são características do ego. Você não quer se sentir por baixo, precisa vencer de qualquer forma.

Ao contrário disto, o perdão vem da alma, vem de um lado sábio de cada um. Quando você perdoa, possibilita a continuidade e a profundidade da relação. Ao perdoar, não significa que você vai engolir sapos, que vai aceitar qualquer coisa. Não é isso. Você questiona a outra pessoa, você dialoga, tenta compreender junto com o outro o que está acontecendo.

O perdão vem desta consciência. Neste sentido o perdão não é concedido como um favor que você faz ao outro, é muito mais um ato que possibilita continuar a relação com base na inteligência e não na competição que é tão característica do ego.

Dependendo dos sentimentos que você tem, o seu corpo produz diferentes químicas. É simples, sentimentos ruins fabricam enfermidades no seu corpo, enquanto que sentimentos agradáveis promovem imunidade. São muitas as pesquisas que são feitas hoje neste sentido.

Vamos esquecer este conceito de que o perdão deve ser concedido. O perdão deve ser decorrente da compreensão de dois fatores: primeiro não vale a pena ser dominado por sentimentos ruins e segundo, você reconhece que a relação também lhe oferece muitas coisas boas e não vale a pena jogar tudo fora por causa de um deslize do outro. Para viver bem você deve ter bom humor. Pode ser que seus planos dêem certo, mas pode ser que não. Se você não tem jogo de cintura para lidar com as mudanças de rumo e mudar conforme o contexto, vai sofrer muito.

A felicidade também está relacionada com a solidariedade. Se você não consegue se colocar na pele do outro não pode ser feliz. Quando perdoa você deixa falar o seu lado mais sábio, mais inteligente e cooperativo. Quem não perdoa está deixando de viver o melhor da vida.

Nesta questão precisamos também levar em consideração que ninguém é perfeito. Você não é perfeito, as pessoas não são perfeitas, as relações são imperfeitas. Ao perdoar você reconhece este fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário