sexta-feira, 5 de março de 2010

Seja mais você!



Por: Isabelle Lindote

Todo dia você faz tudo igual? Acorda atrasada, toma uma ducha meia-boca, engole um pão dormido e sai correndo para o trabalho, deixando para maquiar-se no caminho? Pula o almoço ou come na mesa do escritório e chega no fim do dia cansada, estressada, sem vontade de mover nem o dedo do pé e muito menos limpar e arrumar a casa? Cozinhar para si então, nem pensar, a refeição sai do freezer pro microondas e dele pro seu estômago sem você nem saborear direito? Para "relaxar", você acaba o dia na internet, teclando pelo messenger com as amigas dizendo como está arrasada, desmotivada, sem energia...

Pára tudo! É bom ter uma rotina para não se perder, mas ela precisa ser positiva para a sua vida. Viver sempre correndo, sem tempo para cuidar de si mesma, é uma furada que acaba com sua auto-estima. É isso mesmo. Uma pessoa que não tem momentos de descanso e lazer tende a ficar irritadiça e pouco tolerante no dia-a-dia. Esse comportamento afeta as relações de trabalho, o convívivo com a família e com os amigos, além da vida amorosa.

Equilíbrio e bem-estar:

1) Reorganize sua rotina - Esse é o ponto principal. Sem parar e pensar sobre suas atividades diárias, o que precisa melhorar, quais podem ser cortadas ou diminuídas e quais são as que devem ganhar espaço na agenda, será tudo em vão. Se você não estiver disposta a encarar essa tarefa, vai ler as dicas abaixo acreditando ser impossível seguí-las. Seja mais você!

2) Coma de maneira saudável - Temos que ter em mente que os rodízios de pizza com os amigos, os petiscos do barzinho com o namorado e os fartos almoços com colegas de trabalham são as exceções à regra. Manter uma alimentação equilibrada faz o corpo funcionar melhor e traz bem-estar físico e mental.

3) Mexa esse corpinho - É sério! Praticar atividades físicas libera hormônios que proporcionam sensação de prazer e alegria. No início, sair do sedentarismo não é fácil, mas bastam 30 minutos ao menos três vezes por semana para o corpo sair da inércia. Experimente acordar uma hora mais cedo para caminhar pelo bairro antes do trabalho.

4) Descanse para trabalhar melhor - Não é à toa que o fim de semana é considerado "descanso remunerado", ou seja, você recebe por trinta dias de trabalho, mas usa esses dois dias para lazer e descanso. Por mais tarefas que você tenha, tire ao menos algumas horas do sábado ou domingo para relaxar e fazer algo por você. Pode ser tirar um cochilo à tarde, fazer uma sessão de beleza em casa ou cozinhar aquela comida especial. Esvaziar a mente é importante, senão o risco de estafa e outros problemas de saúde é grande.

5) Sono que revigora - Quem dorme mal, além de ficar mais cansado durante o dia, sonolento e mau-humorado, ganha olheiras, tem mais tendência para engordar e perde concentração. Precisa dizer mais?

6) Dinheiro é bom e a gente gosta - Você quer comprar um carro, mas acha que nunca dá. Está sonhando com a casa própria, mas não tem poupança, aplicação financeira ou metas reais para conseguír realizar seu desejo. Em compensação, seu armário está abarrotado de roupas ainda com etiqueta, sapatos de todas as cores e cremes que você nunca vai usar. Repensar a forma como gasta (e guardar) seu dinheiro é o primeiro passo para deixar de ter dívidas de cartão de crédito estourando todos os meses.

7) Uma coisa de cada vez - As mulheres têm a capacidade de fazer mais atividades simultâneas que os homens. Mas isso não quer dizer que é bom tirar proveito disso o tempo todo. Se você é exigida no trabalho e precisa tomar decisões, ler e-mails, responder mensagens e falar ao telefone, tudo ao mesmo tempo, não precisa levar esse comportamento para a vida pessoal. Tentar ser mulher-maravilha desgasta e, pior, você vai sempre deixar algo a desejar em algum aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário